Legionella, tudo o que precisa de saber

Data: 9 de Maio de 2019

LEGIONELLA, TUDO O QUE PRECISA SABER
Ação de Divulgação (7 horas)

A bactéria Legionella é um microrganismo omnipresente no meio aquático, encontra-se nos ambientes naturais tais como lagos e rios. No entanto, pode colonizar os sistemas artificiais de abastecimento de água, como sistemas de ar condicionado, jacuzzis piscinas, instalações termais, águas sujas paradas e fontes decorativas, desde que encontre as condições favoráveis à sua multiplicação. Esta bactéria não é transmissível de pessoa para pessoa, nem pela ingestão de água contaminada.

Objetivos

Alertar para a problemática da contaminação de sistemas de água por Legionella e os seus efeitos na saúde pública, dando a conhecer os requisitos legais em vigor e a necessidade de implementação de Programas de Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas e Equipamentos.

Conteúdo programático

  • O que é a Legionella
  • Perigos, riscos e efeitos na Saúde Pública
  • Enquadramento Legal (Lei 52/2018)
  • Planos de Prevenção e Controlo de Legionella
  • Colheita de amostras, análises e interpretação de resultados de Legionella

Destinatários

Entidades públicas ou privadas que possuam sistemas de água artificiais de abastecimento de água, como sistemas de ar condicionado, jacuzzis piscinas, instalações termais, águas sujas paradas e fontes decorativas, com risco de proliferação de Legionella.

Formadora

Maria Arezes
Licenciada em Bioquímica
Mestre em Técnicas de Caracterização e Análise Química com Especialização em Planeamento e Amostragem de Águas

Exerce atualmente funções de Consultora Internacional em Qualidade da Água, Auditora Interna da Qualidade e Formadora 

Vasta experiência em elaboração e gestão de Programas de Controlo de Qualidade da Água, Acreditação e Gestão de Laboratórios de Análise de Águas

Local:

Hotel Mercure Braga

Horário:

10h-13h / 14h-18h

Preço:

100 euros (inclui almoço)

* Caso não se verifique o número mínimo de participantes, o curso será reagendado num prazo máximo de dois meses.

[contact-form-7 id=”1406″]

Soluções Ecofirma para a falta de água

Seca em Portugal, e no mundo.

Os tempos de seca, e consequente redução de água potável disponível – principalmente para consumo humano, agricultura e pecuária -, são realidades cada vez mais graves, presentes em Portugal e em muitos outros países. 

A falta de água causa situações dramáticas, e urge encontrarmos soluções de base – soluções estruturais para as alterações climáticas

Muitas medidas estão já em curso, mas há muito ainda que fazer. 

Entretanto, em Portugal temos recursos e forma de aumentar e garantir a retenção de água, evitando o desperdício do seu desaguo no mar. As empresas que trabalham diretamente com os circuitos de água e sua cadeia de retenção e distribuição têm uma responsabilidade acrescida nestas fases do seu ciclo.

Início dos trabalho de recuperação de reservatório - impermeabilização, reforço estrutural e pintura impermeável.

Soluções ímpares em portugal

Dezenas de anos de experiência no fornecimento, dimensionamento, montagem e manutenção de sistemas de abastecimento e tratamento de águas em território nacional, obrigam a Ecofirma a ter um papel ativo na apresentação de soluções contra a seca.

Este papel emerge do trabalho de campo em territórios tipicamente carentes de água, onde o Grupo Ecofirma marca uma forte presença e onde desenvolveu soluções ímpares, através das suas diversas empresas: Ecofirma Angola, Ecofirma Senegal, Ecofirma Argélia, Ecofirma Costa de Marfim, Ecofirma Senegal, EcoIndustry (venda de produtos), e EcoLab (análises de água).

Construção, otimização e manutenção de reservatórios

O know-how canalizado destes contextos aliado à experiência do terreno em Portugal, fazem da Ecofirma o parceiro ideal para apresentar soluções específicas, adequadas a cada cliente. Somos, por tudo isto a escolha de inúmeras empresas e municípios – e cada vez mais a empresa top-of-the-mind em reservatórios, Estações de Tratamento de Águas, barragens, etc.

As equipas especializadas da Ecofirma são constituídas por engenheiros e corpo técnico que fazem o dimensionamento, planeamento, execução, reparação e manutenção destas estruturas – e apresentam as melhores soluções para a construção de novos reservatórios e para a reabilitação e otimização de infraestruturas de água.

É na preservação e otimização dos reservatórios existentes e na construção de novas estruturas de contenção de água que reside a oportunidade de diminuirmos a falta de água em Portugal – e a Ecofirma é o seu parceiro ideal.

h2o.TITANIUM – Ecofirma | As Tecnologias Avançadas de Oxidação para Tratamento de Água

Novos poluentes, novas tecnologias.

O tratamento da água é cada vez mais uma preocupação para as empresas – não apenas para cumprir os requisitos legais, mas também para cumprir os seus valores e posicionarem-se na luta pela responsabilidade e liderança social.

Os poluentes emergentes ganham uma nova cobertura e interesse nos especialistas das Estações de Tratamento de Águas Residuais – por serem excelentes objetos de uso das novas Tecnologias Avançadas de Oxidação.

Esta nova tecnologia está comprovada como uma das melhores opções na descontaminação ambiental através da degradação dos compostos orgânicos, compostos farmacêuticos, desreguladores endócrinos, pesticidas, microrganismos patogénicos, e compostos orgânicos persistentes.

O que são os POAs (Processos de Oxidação Avançada)?

De uma forma simples, os processos de oxidação avançada são uma série de procedimentos criados para remover materiais orgânicos das águas residuais através da oxidação (produção de oxigénio molecular) da matéria orgânica.

O mais conhecido método de tratamento da água com a Tecnologia POA é o h2o.TITANIUM – por ter simplificado o processo e o tornado acessível e de fácil utilização.

Um grande número destes POAs encontra-se já disponível comercialmente sendo amplamente usados.

A Ecofirma tem uma parceria especial e o know-how para aplicar esta técnica – reduzindo custos e melhorando os resultados. A h2o.TITANIUM é pioneira no fabrico de reatores de dióxido de titânico tipo monobloco.

Mas como funciona esta tecnologia de tratamento de água?

Processos químicos à parte, os reatores h2o.TITANIUM têm a capacidade de tratar águas residuais, água potável e águas contaminadas através da oxidação.

Este método é muito melhor quando comparado com outros, como, por exemplo: a ozonização; peróxido de hidrogénio; e tecnologias eletroquímicas. Os reatores h2o.TITANIUM funcionam com recirculação da água, prolongando a sua vida útil.

São ideais para as Estações de Tratamento de Águas, mas também em processos industriais de lavagem de alimentos, na clarificação e manutenção da água em aquários, lagoas e/ou lagos artificiais, piscinas, entre muitas outras possibilidades de utilização.

 

Artigo original no site da h2o.TITANIUM: www.h2otitanium.com/tratamiento-de-agua

Ecofirma-Bluecon: a excelência na purificação de água

Mais e melhor água!

A parceria da Ecofirma com a Bluecon está a mudar o panorama da reciclagem da água. Com uma potencialidade praticamente infindável – estamos a criar a infraestrutura perfeita para transformar água suja em água para irrigação.

Assim, atingem-se níveis de poupança extraordinários, tanto na obtenção da água como para o ambiente. O sistema Ecofirma-Bluecon permite reutilizar água em locais (aldeias, vilas e locais mais áridos), permitindo mais colheitas, e melhor qualidade de vida.

Ao alcance de todos

A Ecofirma está a testar uma unidade Bluecon no Norte do País. O teste visa a construir um exemplar altamente funcional que poderá ser facilmente replicado para diversos clientes e diversos fins.

Ao contrário dos investimentos em larga escala realizados nas convencionais estações de tratamento, a Bluecon oferece um sistema modular, compacto e de fácil instalação, reduzindo assim também os custos do sistema. Este sistema torna-se, assim, mais funcional e acessível.

Mais e melhor água!

Para saber mais sobre este sistema inovador que promete uma opção altamente disruptiva e escalável, assim como uma eventual análise de viabilidade de projetos, por favor, contacte a Ecofirma.

A Ecofirma continua a perseguir a sua missão de “levar ao mundo serviços especializados em infraestruturas de abastecimento de água”.  

A Ecofirma na Liderança Social

A Ecofirma Portugal, consciente da participação cívica que deve guiar o sucesso de uma empresa e da importância da coesão empresarial com a sociedade, quer estar, todos os dias, mais perto da Liderança Social.

A paixão que guia o dever cívico

Não trabalharmos com paixão apenas para sermos os melhores em Sistemas de Tratamento de ÁguaInjeção de Resinas, Impermeabilizações ou Higienização de Condutas. Queremos que este reconhecimento seja devolvido à sociedade e se traduza em mais-valia para todos, tanto na Ecofirma e na sua rede de parceiros, como na sociedade em geral.

Reabilitação de Estruturas e apoio à Reabilitação Social

Assim, no âmbito da sua estratégia de Responsabilidade Social, a Ecofirma aprovou a alocação de parte dos lucros para beneficiar Entidades Sem Fins Lucrativos, cujo trabalho é fundamental para uma sociedade mais equilibrada e justa.

Da mesma forma que fazemos a Reabilitação de Estruturas de Betão, Reabilitação de ETAs e Reabilitação de Barragens, entre outros, queremos também ajudar quem ajuda a reabilitar a sociedade, os mais carenciados e os mais desfavorecidos.

Apoio a Entidades Sem Fins Lucrativos

Na sequência deste nosso desejo, a Ecofirma Portugal, decidiu apoiar as seguintes Associações Sem Fins Lucrativos:

– A Amorama – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos – foi constituída por iniciativa de um grupo de pais e amigos da Amadora, onde a Ecofirma Portugal tem uma delegação, com o intuito primordial de reabilitar e integrar jovens e adultos com deficiência profunda. Saiba mais aqui: www.amorama.org

– A Fundação Bonfim é bracarense, cidade da sede da Ecofirma Portugal, e é uma fundação polivalente contando com um Colégio, Minilares de apoio a crianças, apoio a Seniores, Conservatório, e até uma Editora. Conheça mais em bomfim.org

Dispensando apresentação, a Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma instituição de renome, bem conhecida por todos. Esta instituição tem vindo, desde 1941 a educar para a prevenção do cancro, com um trabalho notável e imprescindível. Conheça mais e apoie em www.ligacontracancro.pt 

– Focada nas crianças dos 3 aos 17 anos, a Make-A-Wish (Fundação Realizar um Desejo) atua em todos o território nacional prestando apoio em casos de doenças graves, degenerativas ou malignas, proporcionado um momento de força, alegria e esperança. Conheça o extraordinário trabalho em makeawish.pt

– A Ajudaris é uma associação de voluntários que atua no Grande Porto e que promove, entre outros, atividades de carácter social e humanitário de inclusão e integração social, auxílio à pobreza persistente e às novas formas de exclusão social. Mas a Ajudaris ajuda muito mais – acompanhe este projeto em www.ajudaris.org

A Ecofirma tem uma atitude proativa na sua estratégia de Responsabilidade Social, acompanhando de perto novas iniciativas sociais e formas de transcender o trabalho e participar ativamente na sociedade.

 

Estamos a recrutar trabalhador polivalente para aplicação de revestimentos, impermeabilizações

A Ecofirma, S.A., empresa especializada em Reabilitação e Impermeabilização de Estruturas, pretende admitir para as suas delegações em Braga e Amadora, trabalhador polivalente para aplicação de revestimentos, impermeabilizações e outras tarefas no âmbito de construção civil.

Perfil pretendido:
– Experiência na área;
– Capacidade para trabalhar em equipa;
– Carta de condução;
– Disponibilidade para trabalhar deslocado;
– Disponibilidade imediata.

Condições oferecidas:
– Remuneração de acordo com a experiência apresentada;
– Formação interna.

Se reúne os requisitos, envie o seu CV actualizado para: rh@ecofirma.pt